Rede Gerais de Rádio
Espaço do Ouvinte
Itabirito – MINAS GERAIS

História da emissora
Nasceu com o nome de Rádio Cultura, em 25 de agosto de 1950, a emissora da Rede Gerais de Rádio em Itabirito. Pioneira no interior de Minas Gerais, sendo a 5ª rádio mais antiga no estado, a Rádio Cultura concretizou o sonho da antiga equipe da Usina Queiroz Júnior – um dos maiores empreendimentos do município em meados do século XX.
Em meio ao auge histórico da Era do Rádio, a Cultura já começou grandiosa, com as participações de Vicente Celestino e Gilda de Abreu em sua inauguração. Nessa época, José Joaquim Carneiro de Mendonça se destacou à frente desse novo veículo de comunicação e continuou o dono da Rádio por muitos anos.
A Rádio Cultura de Itabirito tinha uma programação de sucesso. Como não tinha espaço para todos os novos talentos nas rádios da capital, os artistas de Belo Horizonte vinham para Itabirito e participavam de um programa de auditório aos domingos. As pessoas ficavam na rua para ter acesso ao auditório e nessa emissora foram revelados grandes nomes da música brasileira como Clara Nunes e Agnaldo Timóteo.
A rádio promovia entretenimento, informava, cobria o esporte e muito mais. Era um grande sucesso. Após esta fase áurea, a emissora foi vendida, passou por diversas e cerca de quatro novos donos. Até que, em 1999, a emissora foi comprada pelo empreendedor, radicado em Itabirito, Geraldo Magno de Almeida, que comanda a emissora até os dias atuais.
Em 2012 passou a usar o nome de Gerais AM de Itabirito, liderando um grupo de emissoras no interior de Minas que transmite, via satélite, sob o nome de Rede Gerais de Rádio. Breve, a tradicional emissora receberá novos equipamentos, nova potência, nova sede e novos profissionais para voltar a ser forte e pioneira em grandes iniciativas, com o melhor em prestação de serviços, promoções, esporte, entretenimento e ações comunitárias para o público de Itabirito e região.
O sonho continua vivo.
GERAIS AM DE ITABIRITO – 1340 kHz
Rua Mariana, nº 178, bairro Monte Sinai.
Telefone: (31) 3561-3499.
Contato: Alexsandro Torres.
E-mail: rgr1340amitabirito@redegeraisderadio.com.br
Programação: em rede. Breve, programas locais.

Cidade
Segundo o historiador Augusto de Lima Júnior, a região de Itabirito começou a ser povoada em 1709, com a chegada do Capitão-Mor Luiz de Figueiredo Monterroio e de Francisco Homem Del Rey à região do Pico de Itaubyra (atual Pico de Itabirito). Após anos de crescimento econômico, principalmente em função da extração do ouro, a localidade evoluiu para uma freguesia, com o nome de Itabira do Campo, em 1745.
Com a chegada das instalações dos trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II, na década de 1880, acontece um grande desenvolvimento de empresas nos ramos da siderurgia, tecidos e couro, fazendo com que a localidade conquiste sua emancipação em 7 de setembro de 1923. Assim nascia a cidade de Itabirito, que em tupi-guarani significa “pedra que risca vermelho”.
Situada a 60km da capital mineira, Itabirito tem 45.484 habitantes (Censo 2010), que convivem em um clima Tropical de altitude e um IDH de 0,730 (superior à média nacional, que é de 0,727 – dados do PNUD 2010). A padroeira do município é Nossa Senhora da Boa Viagem, comemorada em 15 de agosto, e seus principais pontos turísticos são a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1730), a Matriz da Boa Viagem (1770), a Igreja Nossa Senhora das Mercês, o Parque Ecológico Municipal, o Morro do Cristo, o primeiro Alto Forno na América Latina e o Complexo Turístico da Estação, que concentra prédios históricos onde foram instalados um Centro de Referência Turística, a Biblioteca Pública e o Salão dos Ferroviários. O centro de Itabirito possui espaços para lazer, encontros e grandes shows.
